segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Operação Veraneio registra 43.528 queimaduras por águas-vivas em SC

Números são contabilizados pelo Corpo de Bombeiros desde 1º de outubro.
Corporação estuda utilizar bandeira na cor lilás para alertar banhistas.

Bombeiros recomendam que banhistas consultem guarda-vidas antes de entrar no mar (Foto: Reprodução/RBS TV) 
Bombeiros recomendam que banhistas consultem guarda-vidas antes de entrar no mar

(Foto: Reprodução/RBS TV)
 
O Litoral de Santa Catarina teve 43.528 registros de queimaduras por águas-vivas desde 1º de outubro, quando começou a Operação Veraneio, até a manhã desta segunda-feira (16), divulgou o Corpo de Bombeiros. A corporação recomenda que os banhistas perguntem aos guarda-vidas se há presença desses animais antes de entrar no mar.
Conforme os bombeiros, a região com maior presença de águas-vivas é o Sul do estado. Na área entre Passo de Torres e Balneário Rincão, foram 25.563 casos de queimaduras desde o início da Operação Veraneio, o que representa mais da metade do total no estado.
A segunda área com mais casos fica entre Garopaba e Jaguaruna, também no Sul, com 8.177 casos. Em terceiro, a Ilha de Santa Catarina, na capital, com 5.678, seguida pelas praias da Grande Florianópolis, com 2.677 queimaduras.
Ainda de acordo com os bombeiros, o aquecimento da água do mar e a direção das correntes marítimas trazem esses animais para o litoral catarinense.

Prevenção e tratamento
 
Além de perguntar aos guarda-vidas se há águas-vivas na praia, os bombeiros também recomendam aos banhistas que fiquem próximos ao posto da corporação ao entrar no mar.

Em caso de queimadura, deve-se passar vinagre no local do corpo atingido. O líquido está sempre disponível no posto dos guarda-vidas. É importante não coçar e não esfregar areia na ferida. Urina e água doce também não são recomendados. Caso a pessoa esteja em um lugar sem acesso a vinagre, é melhor passar a própria água do mar.
“É muito importante ressaltar que passar água doce ou esfregar o local só potencializam a introdução de veneno. As pessoas atingidas devem procurar um posto de saúde ou o hospital para o atendimento mais adequado ou havendo a necessidade de medicação”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin.

Bandeira lilás

 
Geralmente, os bombeiros isolam a área onde há águas-vivas. A corporação também estuda ter mais uma bandeira de indicação aos banhista, na cor lilás, para alertar sobre a presença desses animais. “Na próxima temporada já teremos esta prática padrão em todos os postos”, disse o comandante-geral.

As ocorrências mais graves de queimaduras evoluem em pouco tempo e a pessoas apresenta vômitos, câimbras, convulsões, espasmos de glote e parada respiratória.



G  1