Banner

Banner

terça-feira, 16 de maio de 2017

PF deflagra operação contra irregularidades no Ministério da Agricultura em SC


PF deflagra operação contra irregularidades no Ministério da Agricultura em SC Luiz Souza/RBS TV

Agentes da Polícia Federal em Itajaí nesta terça-feira.
Foto: Luiz Souza / RBS TV


 A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta terça-feira 37 mandados judiciais em sete cidades de Santa Catarina. A operação batizada de "Fugu" apura irregularidades feitas por diretores e fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na região do Vale do Itajaí. Segundo as investigações, servidores que atuavam na inspeção de pescados favoreceram ao menos duas grandes companhias suspeitas de adulterar quimicamente os produtos para elevar o peso dos alimentos. 
 De acordo com a PF, a suspeita é de que as importações dos pescados eram desviadas dentro de frigoríficos na cidade de Itajaí. Além dos 20 mandados de busca e apreensão, a polícia cumpriu 12 de busca pessoal. Outros cinco são relacionados a suspensão cautelar do exercício das funções públicas. A ação acontece em Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul
 Durante as investigações, que já duram nove meses, foram obtidos documentos indicando que as empresas comercializavam pescados importados da China modificados. No processo de venda, peixes das espécies Panga, Merluza e Polaca do Alasca tinham adição de água e produtos químicos no interior, que entre outros efeitos, elevava o peso e o valor dos produtos. A técnica aplicada nos alimentos é conhecida como oversoaking.


D C