quarta-feira, 10 de maio de 2017

Polícia Civil esclarece assaltos em Chapecó


 A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DICFron) de Chapecó esclareceu pelo menos cinco assaltos cometidos nos meses de fevereiro e março nas cidades de Chapecó, Nova Itaberaba e Arvoredo. Quatro suspeitos foram identificados e reconhecidos pelas vítimas. 

 Um dos suspeitos foi preso durante as diligências, outro já estava preso por outro crime, um adolescente e outro homem estão foragidos. Os carros das famílias eram usados para transportar os bens roubados, e depois eram abandonados pela quadrilha. Os suspeitos foram identificados como três homens, de 19, 23 e 24 anos, além de um adolescente. 

 As vítimas conseguiram identificar os quatro suspeitos como os autores dos crimes. Segundo a Polícia Civil, com a ação, cinco crimes foram esclarecidos: três assaltos em Chapecó, nos bairros Líder, Presidente Médici e Linha Faxinal dos Rosas, e outros dois nas cidades de Nova Itaberaba e Arvoredo. A investigação durou dois meses.

 No interrogatório, o suspeito teria confirmado aos policiais a participação no crime e a participação dos outros três suspeitos identificados pela Polícia Civil. Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 19 anos está recolhido na Penitenciária de Chapecó onde cumpre pena por outro crime. O homem de 24 anos e o adolescente são considerados foragidos. 
 Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (10), em várias residências na cidade, com objetivo de localizar objetos roubados. A ação contou com o apoio de Policiais Militares do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó.  

 Compadre 

 Conforme o delegado Vagner Papini, uma informação chamou a atenção dos investigadores durante a apuração dos crimes. Nos assaltos, os suspeitos se chamavam de ‘compadre’, para evitar que seus verdadeiros nomes fossem pronunciados na frente das vítimas. 

 O modo de ação do grupo também era similar em todos os crimes: três suspeitos rendiam as vítimas enquanto o quarto aguardava fora da casa dando apoio ao grupo; em todos os casos os suspeitos estavam armados e usando camisas ou capuzes para esconder o rosto; as vítimas eram trancadas, amarradas ou vigiadas; geralmente os crimes não empregavam violência.  
 Durante o cumprimento dos mandados de busca, na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Civil localizou, na casa do homem de 23 anos, vários objetos roubados das residências alvos dos assaltos, que foram apreendidos e levados até a Divisão de Investigação Criminal (DICFron) para reconhecimento. 


Policia Civil / Diário Catarinense