quarta-feira, 24 de maio de 2017

SAÚDE: Bergamota reforça as defesas do corpo e previne o envelhecimento


 Fruta da estação é rica em vitamina C, poderoso antioxidante 

 Tangerina, mexerica, mimosa ou bergamota: independentemente do nome dado à frutinha cor de laranja e de aroma inconfundível, o que importa mesmo é a quantidade de nutrientes que ela guarda dentro da casca. Aproveitando a época de safra, em que os preços estão mais em conta, listamos alguns benefícios da fruta para a saúde. 

 Antioxidante 
 Rica em vitamina C, a fruta reforça as defesas do organismo, prevenindo gripes, resfriados e até anemia. Outra vantagem dessa vitamina é que ela tem grande poder antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento precoce das células. Conforme a nutricionista Isabela Jaeger, uma unidade da variedade ponkan ou duas comuns têm 48,8mg de vitamina C, pouco mais da metade da recomendação diária, que é de 90mg. 

 Protege o sistema neurológico 
 De acordo com Isabela, a bergamota contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na liberação de energia e mantêm o sistema nervoso saudável. 

 — Também é rica em vitamina A, indispensável para a saúde dos olhos e da pele, pois aumenta a resistência às infecções — ressalta a nutricionista. 

  
Ajuda o intestino 

 Outro destaque é o teor de fibras do alimento. A bergamota deve ser ingerida com o bagaço para auxiliar no funcionamento do intestino. 
Como consumir? 
Com uma safra que vai de abril até setembro, a pedida é consumir a fruta in natura ou na forma de suco. 

 — A facilidade do descascamento e o aroma típico dessa fruta são os maiores atrativos para seu consumo — diz a nutricionista, que também afirma que os frutos podem servir de matéria-prima para produtos industrializados como sucos, óleos essenciais, pectina, bolos, geleias e caldas. 

 No dia a dia, a especialista recomenda a ingestão da bergamota nos lanches entre as principais refeições ou como sobremesa após o almoço, momento em que agrega mais benefícios: 

 — Ela auxilia na absorção do ferro presente no feijão e demais leguminosas, assim como nos folhosos verde-escuros. 

Cuidado! 
 Diabéticos devem ficar atentos à quantidade de bergamota ingerida, pois ela contém frutose (açúcar natural das frutas). Indica-se para essas pessoas no máximo duas unidades por dia. Pessoas com gastrites, úlceras ou que estejam com feridas na boca ou esôfago devem evitem o alimento para evitar desconforto. 

WH3