Destaque para Hamilton que, na derradeira curva, ´deu` o terceiro lugar ao colega Bottas, num bonito gesto de fair-play.
Sebastian Vettel venceu o Grande
Prémio da Hungria em Fórmula. O piloto da Ferrari saiu da pole position e
acabou em primeiro, apesar dos muitos problemas que teve com a direção
do seu carro. Raikkonen foi segundo e deu a dobradinha para a Ferrari.
Destaque para Hamilton que, na derradeira curva, ´deu` o terceiro lugar
ao colega Bottas, num bonito gesto de fair-play.
O filme da corrida
Os treinos livres e a qualificação faziam antever que este não seria uma corrida fácil para os Mercedes. Bottas largou da terceira posição, atrás dos Ferraris de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, com Lewis Hamilton a largar da 5.ª posição, à frente do Red Bull de Verstappen.
E
viria a ser ´Mad` Max Verstappen a provocar o primiero incidente, ao
colodir com o carro de Daniel Ricciardo, seu colega de equipa, obrigando
este a fazer um peão e a cair para último. O australiano haveria de
desistir, com dados no seu monolugar, e voltou a box visivelmente
irritado. Entrou em cena o ´safety car` o que levou a um novo
reagrupamento do pelotão. O jovem holandês sofreu uma penalização de dez
segundos.
No arranque da prova, Vettel ganhou vantagem em relação
a Raikkonen mas a partir da volta 25 o alemão começou a ter problemas
com a direção do seu monolugar, e a perder tempo, o que permitu a
aproximação do seu colega de equipa. A partir da 30.ª volta os pilotos
da frente fizeram a sua troca de pneus (de supermacios para macios), com
Hamilton a ganhar vantagem sobre Bottas que demorou mais tempo na
troca. O inglês vinha a perder tempo porque esteve várias voltas sem
comunicação rádio, o que o impediu de saber o que fazer em pista. Quando
voltou a comunicação, confessou que gostaria de ter ficado mais tempo
em pista já que estava a sentir-se bem com o comportamento dos pneus.
Depois
de todas paragens dos da frente (menos Verstappen, que liderou até a
40.ª volta), Raikkonen aproveitou para aproximar-se ainda mais de Vettel
que vinha a ter muitos problemas. Nesse entretanto, o alemão já tinha
perdido parte da vantagem que chegou a ter para Hamilton (chegou a ter
13 segundos de vantagem) e também para Bottas. Os Mercedes estavam
melhores com os pneus macios e forçavam ao máximo para tentar apanhar os
Ferraris.
Na volta 46 a Mercedes deu ordens a Bottas para deixar passar Hamilton, já que
esteve estava mais rápido. O inglês foi encurtando tempo e rapidamente
colou-se à traseira de Kimmi mas sem conseguir ultrapassar o finlandês.
Chegou a ter várias situações de DRS mas nunca conseguiu estar a menos
de meio segundo de Kimi Raikkonen. A equipa deu-lhe cinco voltas (e
depois mais cinco) para ultrapassar o homem da Ferrari ou então teria de
devolver a posição ao seu colega de equipa. Mas o inglês teve de
desistir quando faltavam dez voltas para o final para poupar pneus e
chegar até ao final da prova. Nesse entretanto já Vettel tinha
´acordado` e ganho alguma vantagem sobre Kimi Raikkonen na frente, que
também estava mais descansado, já sem Hamilton a persegui-lo como vinha a
fazer.
A questão que se punha na Mercedes era se Hamilton tinha
de abrandar e devolver a posição a Bottas mas o aproximar de Verstappen,
que tinha melhores pneus, inviabilizou o acordo. O jovem holandês
estava mais rápido que os dois Mercedes, pelo que era importante para a
equipa ter pelo menos um piloto no pódio. E era Hamilton quem estava na
melhor posição.
Até ao final Vettel conseguiu aguentar Raikkonen e
venceu o Grande Prémio da Hungria, dando assim a dobradinha para a
Ferrari. Hamilton terminou em quarto porque na derradeira curva do
circuito devolveu o terceiro lugar a Bottas que assim subiu ao pódio.
Verstappen foi 5.º. Destaque para os dois McLaren-Honda que terminaram
nos dez primeiros. Fernando Alonso fez mesmo a melhor volta do circuito.
Sapodesporto