quinta-feira, 24 de maio de 2018

Com -5,5ºC, cidade de SC registra o dia mais frio de 2018


As primeiras horas desta quarta-feira, 23, foram marcadas pelas temperaturas negativas em Santa Catarina. No início da manhã, em Urupema, as mínimas foram -4,7°C às 5h, -5,2°C às 7h, e -5,5°C às 8h, marcas consideradas como as temperaturas mais baixas do país neste ano.
Segundo a Central NSC de Meteorologia, a temperatura mínima na cidade da Serra catarinense superou a menor registrada no Brasil em 2018, que era de -4,3°C, no dia de 19 de abril, no Parque Nacional de Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O sol predomina ao longo do dia, apesar das nuvens aparecerem um pouco mais no Litoral e áreas próximas como o Vale do Itajaí e o Norte.
Com isso, a previsão é de grande amplitude térmica. No período da tarde, faz 18°C na Serra e 19°C no Oeste. No Sul e na Grande Florianópolis, os termômetros vão marcar 22°C durante a tarde.
Geada e temperaturas negativas
A combinação de frio com pouco vento e baixa umidade trouxe a presença da geada. Os nevoeiros na madrugada e no amanhecer também foram registrados na maior parte das regiões catarinenses.
Em Bom Jardim da Serra fez -3,3°C por volta das 5h, e, -4°C por volta das 8h . São Joaquim, Rio Rufino, Fraiburgo, Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Campo Belo do Sul, Bom Retiro e Lages, as temperaturas ficaram abaixo de 0°C (Confira relação abaixo).
Confira as temperaturas negativas até as 8h:
-4°C Bom Jardim da Serra
-1,2°C Rio Rufino
-1,5°C Fraiburgo
-1,1°C Lages
-1°C São Joaquim
-0,5°C Curitibanos e São Cristóvão do Sul
-0,3°C Campo Belo do Sul
-0,2°C Bom Retiro

Claudério Augusto via Fronteira Online / G1