segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CHAPECÓ: Fórum de Chapecó quer eliminar acervo físico de processos até o final do ano

O Fórum da comarca de Chapecó quer eliminar todos os processos físicos do acervo até o final do ano, digitalizando o material em um sistema on-line. Das 15 varas e juizados instalados na unidade, três já estão com 100% dos processos digitalizados.

A 3ª Vara Criminal, a Vara da Infância e Juventude e a 2ª Vara da Família, Idoso, Órfãos e Sucessões foram as primeiras a extinguir as pilhas de processos físicos. Ao todo são 7.623 casos acessados pelas partes envolvidas, a qualquer momento, via internet.

No último mês foram encaminhados mais 926 processos físicos ao Tribunal de Justiça, em Florianópolis, onde há espaço destinado aos documentos. Três beneficiários de penas alternativas, conduzidos pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), foram responsáveis pelo carregamento. Até o final deste mês, outros 500 processos serão levados à capital.

O juiz André Happke, diretor do foro e titular do 1º Juizado Especial Cível, reforça que a comarca pretende estar com todos os processos na plataforma digital ainda neste ano. "No momento, cada unidade judicial faz a digitalização como pode, mas temos dois projetos em discussão para acelerar o serviço", garante o magistrado.

Ele ainda destaca que a digitalização representa mais agilidade na resolução dos problemas da comunidade, já que o advogado não depende do acesso ao processo físico e os servidores do fórum não dependem de o advogado devolver o documento.

Claudério Augusto via Oeste Mais