segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Catarinense de Xaxim é assassinada de forma brutal na Europa

Uma catarinense foi assassinada na noite de sábado, dia 10, em Luxemburgo, pequeno país europeu localizado entre a França, Alemanha e Bélgica. Dione Streckert, de 52 anos, teria sido morta dentro de casa na cidade de Esch-sur-Alzette, na fronteira com a França e a cerca de 20 quilômetros da capital, também chamada Luxemburgo.

Segundo informações dos jornais locais LUX24 e L'essentiel, ela morreu após ter sido atacada em casa por volta das 18 horas. A polícia local foi acionada e, segundo os jornais, encontrou a mulher caída no chão e com muitos ferimentos pelo corpo. Ela chegou a ser atendida pelos socorristas e levada ao hospital, mas não resistiu.

Conforme as informações da polícia local, o namorado de Dione, um homem de origem portuguesa, é o suspeito do crime. Ele foi preso. Ainda não há informações sobre a motivação. Uma vizinha da vítima, que não quis se identificar, relatou ao site NSC Total que antes do crime era possível ouvir alguns gritos, mas no momento não foi possível identificar o que estava acontecendo.

Outros brasileiros que moram em Luxemburgo relataram através das redes sociais que o crime chocou a comunidade estrangeira do país. Na noite do assassinato, todo o quarteirão onde o crime ocorreu chegou a ser bloqueado pela polícia.

Conforme os jornais locais, a família de Dione já está a caminho de Luxemburgo.

País recebe muitos catarinenses

A pequena nação de Luxemburgo é conhecida por receber muitos catarinenses que descobrem ter direito à cidadania do país. Segundo informações do consulado, Santa Catarina tem cerca de cinco mil descendentes de luxemburgueses, boa parte na Grande Florianópolis.

Como o país possui uma legislação ampla para a obtenção de cidadania e tem um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, a procura pela dupla cidadania é grande entre os catarinense com descendência luxemburguesa.

Claudério Augusto via Oeste Mais