terça-feira, 22 de outubro de 2019

Escola obriga alunos a fazerem prova com caixa de papelão na cabeça

FOTO: Reprodução Site Yahoo

Viralizaram nas redes sociais imagens alunos de uma escola de ensino médio na Índia fazendo uma prova com caixas de papelão na cabeça. A medida foi adotada na última quarta-feira (16) pelo Bhagat Pre-University College, em Haveri (estado indiano de Karnataka) para que os estudantes não colassem em uma avaliação pré-vestibular.
As caixas tinham apenas uma abertura retangular na frente. Os alunos conseguiam ver apenas o papel à sua frente – o canal CNN comparou o aparato aos equipamentos usados em cavalos. Foi um funcionário quem fotografou e divulgou em seu Facebook a cena com os estudantes sentados em fila e as cabeças ocultas.

O administrador do colégio, MB Sateesh, afirma à BBC Hindi que os pais dos estudantes consentiram com a medida e até levaram as caixas – alguns deles desistiram de participar após alguns minutos. Sateesh destaca que o experimento era opcional: dos 72 alunos que realizaram provas no dia, apenas 56 utilizaram as caixas.
“Eles disseram que estavam confortáveis com o teste”, afirmou Sateesh à CNN. “O colégio não assediou nenhum estudante. Era opcional e alguns deles tentaram e outros não.”
Ele alega, também, que a ação foi “experimental” e já havia sido aplicada em outro colégio antes. Mesmo assim, a direção da escola pediu desculpas pela medida extrema.
O vice-diretor do Conselho de Educação Pré-Vestibular local descreveu o método como “desumano”:
"Quando recebi uma imagem daquilo, imediatamente fui ao colégio e ordenei que interrompessem a prática", relatou SC Peerjade ao "Times of India".
No Twitter, até oficiais do governo opinaram sobre a questão. O secretário da Educação do estado, S. Suresh Kumar, comentou que a cena é “totalmente inaceitável”:

“Isso é totalmente inaceitável. Ninguém tem o direito de tratar ninguém, muito menos estudantes, como animais”, declarou o oficial do governo. “Lidaremos com essa perversão prontamente.”

Claudério Augusto via Site Yahoo