quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Gato causa apagão e deixa quase 50 mil unidades consumidoras sem luz em três cidades de SC

Quase 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica por causa de um gato que conseguiu entrar na subestação elétrica do Bairro Fazenda, no município de Itajaí, na noite desta terça-feira, dia 19. Os municípios de Balneário Camboriú e Camboriú também ficaram sem luz.

A gerência regional da Celesc em Itajaí confirmou na manhã desta quarta-feira, dia 20, a causa do apagão. Conforme noticiou o site NSC Total, o felino causou uma pane no transformador. Com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal, que morreu devido à descarga elétrica.

Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema. Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, disse que como o gato estava em meio aos equipamentos, o transformador não religava quando acionado.

A companhia restabeleceu a energia por meio de manobras de rede, ao longo da noite. Mas em alguns locais, como a Praia Brava, em Itajaí, a luz só voltou à 1h30 desta quarta-feira, mais de cinco horas após o apagão.

Molleri disse que a subestação é bem isolada, tem muro de três metros de altura, com arame circular e tela de proteção nas grades. Além disso, possui monitoramento por câmeras e alarme. Mesmo assim, o gato conseguiu entrar.

Claudério Augusto via site Oeste Mais