domingo, 26 de julho de 2020

CHAPECÓ: Taxa de ocupação da UTI na Rede Pública de Saúde está acima de 80%

Chapecó registra neste momento 83,87% de ocupação dos leitos de UTI da rede pública de saúde. Essa porcentagem é calculada por meio do Painel Leito de UTI SUS do Governo de Santa Catarina, que concentra informações atualizadas da situação enfrentada em todo o Estado.
Segundo o painel, são 31 leitos ativos, dos quais 26 estão ocupados, com pacientes infectados com o novo coronavírus.
A taxa elevada foi confirmada pelo Hospital Regional do Oeste, que em resposta aos questionamentos do Barriga Verde Notícias, confirmou que no momento estão credenciados pelo Ministério da Saúde, apenas 30 leitos de UTI adulto no HRO e, 01 leito pediátrico não credenciado e que, de fato, há 26 pacientes adultos internados.
A Prefeitura de Chapecó contabiliza 61 UTI e 69 enfermaria e em seu boletim divulgado diariamente, aponta: “capacidade instalada de leitos de Covid-19 SUS e Privado”. Contudo, a capacidade instalada é diferente da capacidade disponível. São duas coisas diferentes.
Nesta semana, quando questionado, o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi enfático ao dizer que Chapecó possui 41 leitos de UTI disponíveis à população.
“Nossa capacidade instalada considera 41 leitos do Hospital Público e mais 20 leitos do hospital particular que atende 50 mil vidas em Chapecó”, afirma
Assista na íntegra a resposta do Prefeito:


A fala do Prefeito de Chapecó, caminha para o mesmo rumo dos materiais divulgados pela administração municipal, que registram 41 leitos de UTI. Informação diferente da repassada pelo Hospital Regional do Oeste e do Painel Leitos de UTI do Governo de Santa Catarina, que apontam para uma diferença de 11 leitos de UTI.
Nos casos dos leitos de enfermaria, de acordo com o Hospital Regional do Oeste, são 59 leitos credenciados para enfermaria e no momento há 21 pacientes internados na enfermaria do setor Covid-19, no HRO.
Suspensão das cirurgias eletivas e oncológicas
Com o agravamento e aceleração dos casos de Covid-19 em Chapecó, o Hospital Regional do Oeste, em nota, nesta sexta-feira, 24, comunicou que até o final do mês de Julho estão suspensas as cirurgias eletivas e oncológicas realizadas na Unidade de Saúde.

O documento destaca ainda, que a decisão busca preservar equipes de saúde, materiais e insumos.
Com informações Barriga Verde Notícias

Escrito por: Matheus Antonio Kraemer – Jornalista | MTB 6664/SC

Claudério Augusto via site Chapeco.org