segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Presos agonizam no chão, com falta de ar, em presídio de Alagoas

Denúncia da Agenda Nacional Pelo Desencarceramento, frente de entidades que luta pelos direitos humanos das pessoas presas, mostra presos com falta de ar em presídios do Alagoas, estado governado por Renan Filho (MDB).

A insuficiência respiratória teria se dado pela superlotação das celas somada com a falta de circulação de ar no presídio Cyridião Durval de Oliveira e Silva, na capital Maceió.

As imagens mostram cinco presos agonizando no chão. “Tiramos para atendimento na enfermagem por falta de oxigênio circulando”, resume a pessoa que grava as imagens.


CLICK NO LINK PARA VER O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=wVgT79Tj1oU&feature=emb_logo


Os homens estão jogados no chão enquanto profissionais de saúde os atendem. Eles suplicam por ajuda. “Pouco ar, muitos presos dentro de um mesmo ambiente fechado, respirando, e a consequência não poderia ser outra”, descreve.

A denúncia ocorre durante a pandemia de Covid-19, doença que atinge o sistema respiratório de pessoas e com alta contaminação em aglomerado de pessoas.

Segundo dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), nenhum preso morreu vítima da Covid-19 em Alagoas. Há 44 contaminações confirmadas e 13 casos suspeitos, com 44 pessoas recuperadas. Os dados oficiais são fornecidos pela Seris (Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social).

Ponte questionou a secretaria sobre a denúncia da Agenda e aguarda um posicionamento.


Claudério Augusto via site Yahoo