segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Grêmio prepara ofício para pedir explicações à CBF sobre a arbitragem contra o São Paulo

Jurídico prepara documento para pedir respostas sobre a reunião da entidade com o Tricolor paulista e que culminou com a troca de árbitro do VAR.

O departamento jurídico do Grêmio trabalha desde após o jogo contra o São Paulo na confecção de um documento que será enviado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo explicações sobre a reunião do clube paulista com a entidade que culminou com a troca do responsável pelo VAR, no jogo de sábado à noite. Além disso, deverá pedir um posicionamento da confederação sobre os fatos ocorridos “no campo de jogo e uma investigação formal sobre o ocorrido”.

“É difícil afirmar que houve condicionamento, agora, estamos trabalhando em cima de fatos objetivos. Houve uma reunião do clube com a CBF e após a reunião houve a troca (do responsável pelo VAR). E após a troca, houve, no mínimo, três ou quatro lances decisivos e capitais que não foram marcados e não teve a atuação do VAR. É um acumulado de fatos objetivos que nos levam a crer que a situação é muito grave. Isso não pode ocorrer em um campeonato da importância que o Brasileirão e o futebol brasileiro tem no cenário mundial. É vergonhoso o que aconteceu na partida”, afirmou o diretor jurídico, Leonardo Lamachia, em entrevista à Rádio Guaíba.


Após o confronto no Morumbi, que terminou em 0 a 0, o técnico Renato Portaluppi reclamou da atuação do árbitro Rafael Traci (Fifa-SC) e pediu um debate ao vivo com o presidente da comissão de arbitragem da CBF, o gaúcho Leonardo Gaciba. Já o vice de futebol, Paulo Luz, fez fortes críticas e ainda afirmou que o Grêmio foi "assaltado" contra o São Paulo.

Após a partida, o presidente Romildo Bolzan Júnior usou o perfil oficial do clube para se manifestar sobre o episódio. "O resultado do jogo não refletiu a partida. A troca do quadro de arbitragem comprometeu o crédito da arbitragem brasileira de seus comandantes. O Grêmio foi flagrantemente prejudicado, embora os critérios: pênaltis, cartões e critérios de avaliações, sem falar no VAR, novamente omisso. Deslegitimou, desacreditou a arbitragem e o crédito do futebol brasileiro pelo antecedente da influência do São Paulo na troca do quadro arbitral. Chega. Sem mais espaços para imoralidades”.  



Claudério Augusto via site Correio do Povo