sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CHAPECÓ: Urubu é avistado dentro de banheiro de universidade

FOTO: Reprodução site ClicRdc



A foto de um urubu, que foi encontrado em cima do vaso sanitário de um banheiro na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), viralizou nas redes sociais. A publicação foi feita na quarta-feira (18), através do Twitter. 

O animal estava no bloco R3 da universidade, conforme informou a Assessoria de Imprensa da instituição. O animal é da espécie urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é muito comum na região Oeste, e comumente é visto ao sobrevoar a área urbana de Chapecó.

A professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Eliara Solange Müller, explica que o motivo dele ter sido encontrado no local onde a foto foi tirada é difícil de saber. “Ainda é difícil explicar. Ele não está conseguindo voar, pode estar machucado e por isso buscou se abrigar. Ele está comigo aqui em casa, vou deixar ele descansar e depois avaliar a necessidade de atendimento veterinário. Outras hipóteses são: ele pode ter sido atraído por algum odor, estar procurando lugar para reproduzir ou simplesmente pousou no interior do prédio para descansar e se ‘perdeu’, indo parar no banheiro e não conseguindo mais sair do prédio”.

Eliara relata que a espécie se acostuma facilmente com a presença humana e pode ficar junto com galinhas e outras aves domésticas. 

O resgate

De acordo com a Unochapecó, o resgate do animal foi feito com a supervisão de uma técnica, que é bióloga. A professora conta que o correto, nesses casos, é sempre devolver para a natureza, porém, é importante avaliar se o animal está bem. “Se sim, a primeira opção é a soltura no ambiente imediatamente. Quanto menos contato com o ser humano melhor. Se ele estiver com algum problema de saúde, machucado ou não conseguir voar, é importante encaminhar para algum atendimento. É o que estamos fazendo”. Eliara também ressaltou que o animal não transmite doenças. 



Claudério Augusto via site ClicRdc