sábado, 7 de agosto de 2021

Brasil vence a Espanha na prorrogação e conquista o bicampeonato olímpico em Tóquio

 Após um a um no tempo normal, seleção brasileira cresceu no tempo extra e superou os espanhóis com gol de Malcom; Com novo ouro, país iguala recorde da Rio-2016

Seleção comemora título olímpico 

Antes um tabu, hoje uma rotina: o Brasil é bicampeão olímpico em Tóquio. Novamente com sofrimento, assim como no título inédito da Rio-2016, a seleção brasileira venceu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, na manhã deste sábado, e conquistou a medalha de ouro no futebol masculino pela segunda vez consecutiva nos Jogos Olímpicos. O título contou com a estrela do atacante Malcom, que mudou o cenário do confronto ao entrar na prorrogação e fazer o gol decisivo. 

Em um duelo equilibrado e tenso, como se espera em uma final, o time comandado por André Jardine perdeu pênalti com o atacante Richarlison, mas saiu em vantagem com o centroavante Matheus Cunha ainda na primeira etapa. Na volta do intervalo, os espanhóis se aproveitaram do recuo brasileiro e empataram num lindo gol do ponta Oyarzabal. Cansado, o time canarinho não ofereceu resistência até o fim do tempo regulamentar, porém conseguiu segurar a igualdade até a prorrogação. 

No tempo extra, o atacante Malcom, primeira mudança de Jardine em todo duelo, veio do banco e "incendiou" a partida com maior vigor físico. Com dribles e bons lances, ele recebeu lançamento de Antony e entrou na área para marcar o gol do título aos 3 minutos do segundo tempo em chute forte. 

A medalha de ouro brasileira no futebol masculino consagra o final de um sábado incrível para o Brasil em Tóquio. Com três ouros - canoagem, boxe e futebol, a delegação brasileira igualou o recorde de títulos olímpicos do país na história dos Jogos e pode superar essa marca no último dia de competições no Japão. 



Vitor Figueiró / Correio do Povo