quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Clínica de emagrecimento é alvo de buscas e sequestro de veículos e de imóveis de luxo

Nove ordens judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridas em clínicas de beleza de Itajaí e Balneário Camboriú na operação Dieta, do Ministério Público Federal, em conjunto com a Polícia Federal e a Receita Federal. Os mandados foram cumpridos na sede e nos escritórios de um dos alvos e na casa dos donos da clínica de beleza. 

 
As ordens de busca foram determinadas pela Justiça Federal de Itajaí para a apuração dos crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, lavagem de capitais e evasão de divisas. As ordens foram cumpridas na clínica da avenida avenida do Estado Dalmo Vieira, entre Itajaí e Balneário, na Quarta avenida e na Barra Sul. 

Durante o cumprimento, a Receita Federal também intimou os acusados de envolvimento  no suposto esquema criminoso. A estimativa é que o grupo desviou   R$ 15 milhões ao deixar de recolher impostos. 

O valor considera  impostos não recolhidos e a multa aplicada nos casos em em que se comprovem as irregularidades: multas que podem chegar a 150% do valor devido quando se constata a fraude para cometer a sonegação. 

A operação também cumpre o sequestro de veículos e imóveis de luxo ligados aos investigados.

As investigações tiveram início nos negócios do grupo na região e foi estruturada de modo a permitir a prática de sonegação fiscal, lavagem de capitais e evasão de divisas. 

Foi apurado um sistema de caixa 2 das empresas pertencentes ao grupo econômico formado por diversos CNPJs, com transferência de valores indevidos entre as pessoas jurídicas, aquisição de bens em nome de terceiros e possível remessa ilegal de dinheiro ao exterior. 

Após o cumprimento dos mandados, as investigações prosseguirão para apurar as responsabilidades de todos os envolvidos. Onze auditores-fiscais da Receita Federal participaram da ação.

As empresas continuam funcionando normalmente até o pedido judicial para interdição dos locais ser julgado.





Claudério Augusto via site O Diarinho