quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Pai de menino morto por bicho peçonhento em SC tem suspeita e lamenta: ‘Só trazia alegria’


FOTOS: Reprodução site ND Mais

 

“Falar sobre ele é o que me machuca mais. Onde ele passava só trazia alegria. Agora as orações me confortaram um pouco”. É assim que Ismael Duarte, 30 anos, lembra do filho Brayan Gabriel Duarte dos Santos, morto aos dois anos após ser picado por um animal peçonhento enquanto dormia.

Exames vão indicar animal, mas pai tem suspeita

O corpo de Brayan foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Lages. Conforme informações do IGP (Instituto Geral de Perícias), não foi possível precisar qual animal picou o menino apenas com os exames no local. Por isso, foi colhido material biológico do corpo que será analisado em laboratório.

O Estado também acionou o CIATox/SC (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina) para auxiliar nos exames. Mas, segundo Ismael, o prazo que foi repassado para o resultado é de quatro a cinco meses – um tempo longo e que vai custar a passar para sanar as dúvidas da família que enterrou o filho na manhã desta terça-feira (14).

Com a questão na cabeça, Ismael ficou repensando os acontecimentos durante o velório do filho e decidiu pesquisar: dor forte, inchaço, febre, pescoço paralisado. Ele conta que a desconfiança passou por aranha e escorpião, mas não encontraram nenhum vestígio.

Porém, enquanto pesquisava, Ismael lembrou que havia encontrado um pequeno pedaço de algo que não soube identificar no travesseiro do filho, que primeiro ignorou, mas depois achou que poderia ser um indício. Juntando as peças, o pai desconfia que o filho pode ter sido atacado por uma lacraia. (FOTO ACIMA).

Conforme informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a lacraia, também conhecida como “centopeia”, é um caçador noturno de movimentos rápidos, tem o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia, e possui dois ferrões que atuam em forma de pinça para injetar veneno em suas presas.

Ismael diz que o animal é comum na região e relembra que conhecidos já passaram por episódios de acidentes – menos graves – com o animal. Ele ressalta que é só uma suspeita e diz que prefere aguardar o resultado dos exames, mas faz um alerta para que todos tomem cuidado.

“Meu filho não vou trazer de volta, mas eu podendo ajudar outros pais para não passar o que eu passei, já ‘tá’ bom, Porque eu não quero que nenhum pai passe o que eu passei, a agonia que ele passou e todos os momentos que eu passei junto com ele”, destaca Ismael.

Apesar de ser ainda uma suspeita, é importante tomar cuidado com qualquer tipo de animal peçonhento. As lacraias gostam de umidade e como circulam muito rapidamente, é comum entrarem nas casas, onde causam acidentes.


MATÉRIA PARCIAL VIA SITE ND MAIS

Claudério Augusto via site ND Mais