quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Morre professor e ex-vereador de Itapiranga: Paulino Eidt

FOTO: Reprodução site Peperi
 


Paulino Eidt, de 58 anos, lutava contra um câncer no estômago e faleceu às 21 horas desta terça-feira, 05, no Hospital de São Miguel do Oeste.

Com um vasto currículo, Paulino Eidt foi licenciado em Estudos Sociais pela Unijuí, Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação nas Ciências Área de Geografia pela Unijuí e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Foi professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina atuando na graduação e no Programa de Mestrado em Educação da instituição até 2017.

Atuou desde 1984 no Ensino Fundamental e Médio em Escolas Públicas. No Ensino Superior, exerceu docência de 1998 a 2017 e atuou nos componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Geografia e História Regional, Antropologia Cultural, Antropologia Jurídica, Sociologia e Teoria Política.

Como pesquisador, apresentou pesquisas nas temáticas: Comunidades educativas, Alteridade e autoridade em educação, Cultura e escola no contexto histórico regional e Crises identitárias na relação com a educação. Desenvolveu projetos nas linhas de Pesquisa em Processos Educacionais e no grupo de pesquisa Rede Ibero-americana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior.

Publicou três obras completas: Porto Novo da Escola Paroquial ao Projeto de Nucleação: "Uma Identidade em Crise", "Os Sinos se dobram por Alfredo" e "Porto Novo: do Reino Religioso ao Poder do Mercado."

O professor Paulino Eidt comandou o Centro de Educação de Jovens e Adultos de 2015 a 2019 quando se aposentou do magistério estadual.

Em março de 2014, vereador Paulino Eidt, do PSB, renunciou ao seu mandato na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Ele não concordava com os confrontos que ocorriam entre os colegas e renunciou ao cargo no segundo mandato. Paulino Eidt também foi presidente do Legislativo de Itapiranga.

O corpo de Paulino Eidt será velado no salão comunitário de Linha Santa Fé Alta.



Claudério Augusto via site Peperi