sábado, 12 de novembro de 2022

A que ponto chegamos?! Nova moda: Fumar cotonete pode ser perigoso; entenda

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO

https://twitter.com/i/status/1591181894758305792


Uma prática prejudicial à saúde está viralizando nas redes sociais entre os jovens, que se filmam “fumando” cotonetes. Nas imagens, é possível vê-los colocando fogo na ponta do objeto e inserindo na boca.

As publicações também mostram as pessoas colocando detergente, suco em pó e outras substâncias nos cotonetes antes de ascendê-los.

“Fumar” cotonetes, porém, é extremamente tóxico e pode até aumentar o risco de câncer, como informa o pneumologista Cláudio Luiz Ferraz ao Viva Bem Uol.

“O cotonete tem uma haste de plástico e as duas pontas de algodão. A queima desses materiais vai liberar substâncias que são tóxicas para o pulmão e para a saúde, de um modo geral. Estudos científicos ainda vão se aprofundar sobre os riscos, mas, a princípio, o plástico quando submetido à combustão libera substâncias comprovadamente cancerígenas”, explica o médico.

O próprio algodão também pode fazer mal à saúde, liberando substâncias tóxicas que causam infamação e irritação. “Podendo ocasionar um estreitamento das vias aéreas, que pode provocar tosse, falta de ar, chiado no peito, broncoespasmos e internações”, acrescenta o pneumologista.


Claudério Augusto via site SCC10