sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Barroso jantou com advogado de Lula e grupo de senadores pede impeachment do ministro

 

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso (Foto: Divulgação)

Um grupo de senadores apresentou nesta semana um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

O primeiro motivo seria a atuação político-partidária dele em reunião com lideranças partidárias, caracterizando interferência direta em outro poder referente à votação da PEC do voto auditável. O segundo ponto é que o ministro não se declarou suspeito nos julgamentos envolvendo a legalização das drogas e do aborto no Brasil, mesmo tendo feito palestras no exterior advogando a favor de ambas as causas. E o terceiro motivo listado diz respeito ao jantar reservado, enquanto estava nos EUA, com o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

O pedido foi apresentado pelos senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Eduardo Girão (Podemos-CE), Plínio Valério (PSDB-AM), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Luís Carlos Heinze (PP-RS) Carlos Viana (PL-MG).

De acordo com o artigo 52 da Constituição, compete privativamente ao Senado processar e julgar os ministros do STF, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União nos crimes de responsabilidade.

Jantar em Nova Iorque

Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin, advogado do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, jantaram juntos em Nova Iorque recentemente. “Aquela imagem foi muito forte para o cidadão de bem brasileiro, porque o ministro Luís Roberto Barroso votou na anulação dos processos de ex-presidente Lula na 13ª Vara de Curitiba, ou seja, ele ajudou a anular as condenações que permitiram que ele se candidatasse nessas eleições. Então houve uma violação, porque ele não se declarou suspeito e teve esse encontro privado, e isso não é de bom tom. A gente respalda todos esses artigos que são afrontados na nossa Constituição a partir desse encontro”, disse Eduardo Girão.



Claudério Augusto via site Oeste Mais