quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Santa Catarina confirma primeira morte por varíola do macaco

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a primeira morte por Varíola dos macacos em Santa Catarina. O paciente, que faleceu nesta terça-feira (29), era um homem de 23 anos. Ele estava internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, desde o dia 29 de setembro.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) o homem apresentava imunodepressão, que agravou o quadro da doença. No hospital, foram seguidos todos os protocolos para tratamento da doença, mas o paciente não resistiu e veio a óbito por complicações infecciosas da doença.

Em Chapecó, já foram confirmados cinco casos da doença. No Estado, foram notificados 1932 casos suspeitos, dos quais 374 foram confirmados e 54 estão em investigação. A maior parte dos confirmados são homens, entre 18 e 39 anos de idade.

No momento, não há mais pacientes hospitalizados para tratamento da varíola do macaco.

Fique atento aos sintomas

A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox, descoberto em 1958 e sua transmissão se dá, principalmente, por contato pele a pele, contato com objetos, tecidos e superfícies que foram usadas por alguém com a infecção; e através de gotículas respiratórias ou fluidos orais de uma pessoa infectada.

No início, sintomas como dor de cabeça, febre, calafrios, dor de garganta, mal-estar, fadiga e aumentos nos linfonodos podem ocorrer. Logo depois, surgem erupções cutâneas que costumam iniciar no rosto e se espalhar para as demais partes do corpo.

O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias e os sintomas duram de 2 a 4 semanas.



Claudério Augusto via site ClicRDC