quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Rússia Vs Ucrânia: Alemanha e EUA enviam dezenas de tanques para ajudar ucranianos

Tanque M1A1 Abrams, do Exército dos EUA, foi enviado à Ucrânia (Foto: Ints Kalnins/Reuters)



A Alemanha e os Estados Unidos anunciaram o envio de tanques de guerra para a Ucrânia em apoio à guerra com a Rússia. De acordo com o presidente americano Joe Biden, são 31 tanques de batalha M1 Abrams. Os tanques alemães são do modelo Leopard 2. Biden disse que os tanques são necessários para ajudar os ucranianos a "melhorar sua capacidade de manobrar em terreno aberto".

Os aliados ocidentais querem ajudar a Ucrânia a se preparar para uma possível contraofensiva na primavera para tentar expulsar a Rússia do território no sul e leste da Ucrânia, tomado desde a invasão, 11 meses atrás.

A Casa Branca disse que Biden conversou na quarta-feira com o chanceler alemão Olaf Scholz, o presidente francês Emmanuel Macron e os primeiros-ministros Giorgia Meloni, da Itália, e Rishi Sunak, do Reino Unido, sobre a estreita cooperação de seus países no apoio à Ucrânia.

Olaf Scholz disse em uma entrevista coletiva que a Alemanha enviaria mais ajuda militar à Ucrânia além da entrega do Leopard 2, incluindo, por exemplo, sistemas de defesa aérea, artilharia pesada e vários lançadores de foguetes.

A medida levanta um dos últimos tabus no apoio ocidental à Ucrânia contra a invasão russa de quase um ano: fornecer armas que tenham um propósito principalmente ofensivo, e não defensivo. O Ocidente tem relutado em enviar armas ofensivas pesadas por medo de provocar a energia nuclear da Rússia.

O movimento abre caminho para promessas de outros países que usam Leopards, que a Alemanha produziu aos milhares e exportou para aliados da OTAN. A Finlândia disse que os enviaria, assim como a Polônia, que já buscou a aprovação de Berlim. A Espanha e a Holanda disseram que estavam considerando isso e a Noruega estaria discutindo. A Grã-Bretanha ofereceu uma companhia de 14 de seus tanques Challenger comparáveis ​​e a França está considerando enviar seus Leclercs.

Nos 11 meses desde que invadiu a Ucrânia, a Rússia matou milhares de civis, expulsou milhões de suas casas e reduziu cidades inteiras a escombros. Os russos ocupam cerca de um sexto do território ucraniano e declararam que as terras agora fazem parte da Rússia. A Ucrânia diz que não vai parar de lutar até que recupere todo o território.



Claudério Augusto via site Oeste Mais, com informações Reuters