segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lula vai se encontrar com ditador Nicolás Maduro nesta segunda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar, na tarde desta segunda-feira (23), com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. A reunião está prevista para 16h, em Buenos Aires, na Argentina. 

Como mostrou o R7, o governo federal vinha articulando o encontro entre Lula e Maduro durante a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O Brasil retornou ao bloco, composto por 32 países, dois anos após a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL) ter se retirado da organização.

Lula embarcou para Buenos Aires no último domingo (22) e vai se encontrar também com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Na terça-feira (24), o petista participa da cúpula, que está sob a presidência temporária dos argentinos.

Na sequência, Lula embarca para Montevidéu, capital do Uruguai, na quarta-feira (25), onde se reunirá com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. O presidente brasileiro será acompanhado de uma delegação composta de vários ministros, entre eles Mauro Vieira (Itamaraty) e Fernando Haddad (Fazenda).

Relação com Venezuela

Recentemente, o governo federal iniciou o processo para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela, fechada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A missão é liderada pelo embaixador Flávio Macieira.

"O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, para permitir a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diversos temas que compõem a agenda entre os dois países", diz o Itamaraty.

"O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração", completa.

Mais viagens

Lula vai viajar também para Washington, nos Estados Unidos, em 10 de fevereiro, onde vai se encontrar com o presidente Joe Biden. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores.

O país será o terceiro que Lula visitará desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Depois, deve viajar para a China, provavelmente em março, e Portugal, em abril, quando o cantor Chico Buarque será homenageado com o Prêmio Camões.



ClaudérioAugusto via site R7