sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Mãe de menino autista diz que filho era mantido dentro de canil em creche de SC

De um lado, crianças dormindo no chão e, no outro, trancadas no canil (Foto: Divulgação/ND)


Uma creche particular em São José, na Grande Florianópolis, é acusada de maus-tratos contra crianças no educandário. De acordo com uma mãe, que pediu para não ser identificada, o filho dela de 4 anos de idade era trancado em um canil atrás da escola.

Segundo o relato da mulher, ele era colocado no local junto de colegas quando “fazia alguma coisa errada”. A criança possui doenças como autismo, microcefalia, atraso no desenvolvimento verbal e paralisia cerebral.

“Meu filho foi filmado dormindo no chão. Além do canil, eles deixavam ele no chão próximo ao banheiro. Ele já chegou em casa chorando algumas vezes, mas nunca entendi muito bem porque ele tem dificuldade de se comunicar e não conseguiria me pedir ajuda”, conta a mãe que disse ter matriculado o menino há quatro meses.

O caso

De acordo com o advogado responsável pelo processo dos pais contra a dona da creche, Tiago Souza, a primeira denúncia das agressões foi gravada por uma ex-funcionária. A profissional trabalhou por apenas três dias no local, e desistiu por conta dos atos.

O boletim de ocorrência foi registrado no dia 12 de janeiro. No documento a funcionária diz que no café da manhã, bananas e uma maçã picadas eram divididas entre 17 crianças. Já no almoço, os pequenos precisavam dividir uma única marmita entre quatro turmas.

A proprietária da creche, acusada de fazer as agressões, chegou a ser encaminhada para a delegacia e prestou depoimento, sendo liberada em seguida. O delegado considerou não ter provas suficientes para deixar a mulher presa.



Claudério Augusto via site Oeste Mais, com informações do ND Mais