quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Youtuber é preso por simular assalto e mobilizar até helicópteros da PM, diz polícia

 

Foto: Reprodução via site Terra


O youtuber Jonatan Santos, de 28 anos, foi preso nesta quarta-feira, 18, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, após gravar a simulação de um assalto em uma via pública para o seu canal, segundo informado pela Polícia Civil ao Terra. A ação do jovem teria provocado desespero de moradores que, acreditando tratar-se de uma ação criminosa de verdade, acionaram a Polícia Militar. A corporação chegou a mobilizar viaturas e o helicóptero para atender a ocorrência. 

Segundo divulgado pela CNN, a PM foi acionada por moradores do bairro Nova Esperança, que acreditavam estar ocorrendo um roubo com fuzil. Em seguida, a corporação deslocou viaturas e motocicletas policiais, assim como o helicóptero Águia, para realizar um cerco. Segundo a denúncia, os supostos assaltantes teriam fugido em uma caminhonete Ranger.

Acreditando ser uma ocorrência urgente, policiais teriam cruzados sinais vermelho, trafegado pela contramão e ultrapassardo o limite de velocidade. A corporação ainda relatou que outras ocorrências policiais ficaram na fila de espera, já que todos PMs disponíveis tinham sido mobilizados para o caso “pela gravidade do fato”.

Ao Terra, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Central de Plantão Policial de Balneário Camboriú, confirmou que prendeu o jovem em flagrante por ter simulado um assalto para o seu canal do Youtube em Balneário Camboriú.

Segundo uma testemunha ouvida pela Polícia Civil, o rapaz teria abordado duas mulheres e ameaçado com uma arma semelhante ao tipo fuzil. Na delegacia, na presença do seu advogado, ele se reservou ao direito de permanecer em silêncio e com ele foram apreendidas as armas de airsoft que teriam sido utilizadas no falso assalto.

Ele foi atuado pela Polícia Civil pelo crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e pela contravenção penal de provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto. O youtuber foi detido e encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece à disposição da justiça.

Em nota publicada nas redes sociais, a defesa do youtuber, que é representada pelo escritório de advocacia Robson Edésio, nega as acusações e afirma que "os fatos noticiados não condizem com a realidade dos acontecimentos".

"Todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas e em breve tudo será devidamento esclarecido", informou a defesa.



Claudério Augusto via site Terra