terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Idosa é encontrada viva após 2 horas fechada em saco para cadáver

Uma mulher estadunidense, de 66 anos, foi declarada erroneamente como morta por profissionais do Centro de Cuidados Especiais de Alzheimer Glen Oaks, nos Estados Unidos, na última quarta-feira, dia 1°. A instituição foi multada em cerca de 50 mil reais após o ocorrido.

De acordo com um relatório do Departamento de Inspeções e Apelações de Iowa (EUA), a idosa foi descoberta viva após duas horas dentro de um saco para cadáver em funerária. As informações são do Portal Extra.

Uma funcionária do hospital acreditou que a mulher havia morrido após não sentir o pulso da paciente.

“A funcionária relatou que os olhos estavam abertos. Ela sentiu a artéria carótida e ouviu o peito. A paciente não estava respirando naquele momento. Ela sentiu que o paciente havia falecido e notificou a enfermeira”, segundo o relatório.

A idosa havia sido internada no dia 28 de dezembro na unidade de cuidados paliativos do Centro de Cuidados Especiais de Alzheimer “devido à degeneração senil do cérebro”, segundo o seu prontuário.

Segundo a reportagem do “Charlotte Observer”, a instalação ligou para o familiar da mulher e para a funerária após uma enfermeira avaliar o caso por cinco minutos e também acreditar que havia morrido.

Às 7h38, o diretor de uma funerária chegou e colocou a mulher “num saco mortuário e fechou o zíper”, segundo o relatório da investigação do caso.

Mas, quando os funcionários da funerária abriram o zíper do saco do corpo às 8h26, eles encontraram o peito da mulher se movendo e ela ofegante.

Paramédicos registraram o pulso da mulher, mas disseram que “não houve movimento dos olhos, nenhuma resposta verbal ou vocal e nenhuma resposta motora”.

Ela foi readmitida no hospital e morreu dois dias depois com sua família ao seu lado, de acordo com finalizou o relatório.

O inspetor do estado disse que a instituição não tratou a paciente com dignidade e não forneceu os cuidados adequados.

“Nós nos preocupamos profundamente com nossos residentes e continuamos totalmente comprometidos com os cuidados no fim da vida”, disse Lisa Eastman, diretora executiva da instalação, em comunicado ao “Des Moines Register”.



Claudério Augusto via site TN Sul, com informações do Portal Extra e ND Mais