quarta-feira, 7 de abril de 2021

Coronavac é eficaz contra variante brasileira, aponta estudo

A Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, é 50% eficaz contra a P1, variante brasileira do coronavírus. A efetividade do imunizante começa a valer a partir de 14 dias depois da primeira dose.

O índice de 50% diz respeito aos casos sintomáticos da covid-19. O grupo responsável pela pesquisa, Vebra Covid-19, considera os resultados encorajadores. Mais informações sobre o estudo serão divulgadas nesta quarta-feira (7).

A pesquisa envolveu 67.718 profissionais da saúde de Manaus. Os resultados da efetividade da vacina depois de 14 dias da segunda dose ainda estão sendo coletados e analisados.

Os pesquisadores ainda vão avaliar a eficácia da Coronavac e a vacina da Oxford/AstraZeneca em idosos nas cidades e Campo Grande e Manaus, e em todo o estado de São Paulo.

O grupo Verba Covid-19 estuda eficácia das vacinas contra o coronavírus no Brasil e é integrado por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, servidores da Secretarias de Saúde estaduais e municipais do Amazonas e de São Paulo.


MATÉRIA PARCIAL VIA SITE YAHOO



Claudério Augusto via site Yahoo