segunda-feira, 19 de abril de 2021

Prefeitura de Iraí revitaliza áreas públicas da cidade

 Melhorias visam deixar a cidade mais aconchegante para receber os turistas após a pandemia

Áreas revitalizadas estão próximas ao Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz 

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Iraí, no Norte do Estado, concluiu as obras de revitalização de espaços públicos na área próxima ao Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz.

Segundo a secretária, Márcia Maristela Bernardi, as melhorias visam deixar a cidade mais aconchegante para receber os turistas, logo que for permitido o funcionamento do Centro Hidroterápico, onde são oferecidos banhos com água mineral. “Aproveitamos esse período para realizar várias melhorias, entre as quais pinturas, construção de floreira e plantio de flores”, disse.


A titular da pasta de Turismo informou que um dos locais onde foram realizadas melhorias é a histórica Ilha dos Amores, que está localizada no Parque Municipal do Balneário Oswaldo Cruz. “As melhorias consistiram na construção e posterior pintura de uma calçada, pintura da escada de acesso e da cobertura da passarela, além da revitalização da placa indicativa do local”, detalha Marcia. A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio ainda viabilizou, com recursos próprios, a implantação de novas floreiras nos canteiros centrais das ruas Valzumiro Dutra, Antônio de Siqueira, João Carlos Machado e avenida Flores da Cunha.

Segundo a secretária, os trabalhos foram realizados nas últimas semanas. Uma das ações foi a implantação de 100 novas floreiras e um total de 1.770 mudas de flores, das espécies Boca de Leão, Cravínea, Amor perfeito, Lantana, Tajete e Petúnia. Ela disse que o objetivo da ação é trazer mais vida para os ambientes públicos de Irai, conhecida como a “Cidade Saúde” em função da fonte termal, deixando a área urbana mais atrativa e acolhedora, tanto para os turistas quanto para iraienses. “Desde que assumi a Secretaria, trouxe comigo a vontade de deixar a cidade mais florida e aconchegante e logo no início, senti a necessidade de darmos mais vida aos nossos pontos turísticos”, afirmou.

O prefeito Antonio Vilson Bernardi afirmou que a pandemia do Covid-19 afetou diretamente a economia do município, pois o setor de turismo representa 30% da movimentação econômica da cidade. “Toda a estrutura de turismo foi afetada, como o Centro Hidroterápico, a rede hoteleira e o comercio inserido na realidade do turismo, pois faz um ano que não estamos recebendo visitantes”, citou.

Bernardi disse que a presença de veranistas caiu mais de 80% com a chegada da pandemia. “A expectativa, após a queda de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus e os novos protocolos que deverão ser definidos pelo Governo do Estado, é que possamos voltar a registrar as atividades econômicas notadamente na área do turismo”, disse.



Agostinho Piovesan / Correio do Povo