sábado, 31 de julho de 2021

Forte geada é registrada no Norte do RS

 Produtores de hortigranjeiros relatam que o gelo queimou muitas plantações


As pastagens naturais ficaram cobertas pelo gelo 



Uma forte geada foi registrada na manhã desta sexta-feira, na região Norte do Estado. O campo amanheceu coberto de gelo na maioria dos municípios. A temperatura mínima variou de -2°C a 1°C. A camada de gelo, que formou um manto branco, foi sendo dissipada a partir da chegada dos primeiros raios de sol.

Segundo o agrônomo Carlos Ramiro Joaquim, da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), a geada prejudicou as pastagens naturais e as lavouras de fumo. “No caso do trigo, na região da cooperativa, a geada não ocasionou danos, pois a planta está na fase de perfilhação e neste caso torna-se benéfica”, disse. Produtores de hortigranjeiros relatam que o gelo queimou muitas plantações, ocasionando perdas financeiras.

O frio intenso registrado há vários dias na região, por outro lado, mobiliza as prefeituras com ações de ajuda a moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade. Agasalhos e cobertores foram distribuídos aos moradores e rondas são realizadas à noite, ação que visa recolher pessoas que normalmente dormem no relento. Muitas pessoas, especialmente nas cidades de Passo Fundo e Erechim, as maiores cidades do Norte do Estado, levaram moradores de rua em abrigos municipais.



Correio do Povo