quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Após polêmica, "Touro de Ouro" é retirado da frente da Bolsa de Valores em SP

 

FOTO: B3


A estátua do "Touro de Ouro" instalado na frente da Bolsa de Valores, no centro de São Paulo, foi retirada na noite desta terça-feira (23/11). 

A instalação do bovino dourado, que gerou polêmica e foi alvo de protestos desde sua instalação na semana passada,  foi retirada depois de a comissão de urbanismo da prefeitura de São Paulo afirmar que a peça foi instalada sem licença e que tinha características de publicidade.

Questionada pelo Monitor do Mercado, a B3, empresa responsável pela Bolsa de Valores, se nega a dizer quanto gastou com o “Touro de Ouro”.

Resta agora saber se ele vai ser uma peça do Museu da Bolsa de Valores, para o qual, segundo revelou reportagem do Monitor do Mercado, a B3 captou R$ 7,7 milhões pela Lei Rouanet.

O valor será abatido do Imposto de Renda da própria B3, de acordo com documentos aos quais o Monitor do Mercado teve acesso.

A explicação é que a Bolsa entrou como incentivadora do “Museu da Bolsa de Valores”, que funcionará no prédio da empresa, no centro de São Paulo. Com o uso da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), ela fez três repasses ao projeto, somando os R$ 7,73 milhões, que poderão ser abatidos de seu Imposto de Renda.


Clique aqui para ver o vídeo do Touro de Ouro sendo retirado do centro de São Paulo.


Bovino polêmico

O touro dourado, com 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura, colocado na frente do prédio da Bolsa na terça-feira (16/11), virou uma peça polêmica. Em menos de uma semana, foi alvo de protestos e inclusive de ações na Justiça, acusando a B3 de uso indevido do espaço público.

Outra polêmica envolvendo o animal está na falta de comunicação entre os responsáveis pela obra e o agente ou a família do artista responsável pelo touro de bronze que fica em frente à Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street, desde 1989.

Enquanto o escultor italiano Arturo Di Modica, responsável pelo touro americano dizia que a peça era um "símbolo da força e poder do povo americano", a B3 afirma que o “o Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro”. Mas o artista brasileiro Rafael Brancatelli diz que seu touro seguiu um conceito “original” e, por isso, não precisaria ter consultado os representantes da família do italiano.



Claudério Augusto via site Monitor do Mercado