segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Pfizer já está trabalhando em nova vacina anticovid contra Ômicron

 A farmacêutica Pfizer já começou a desenvolver uma nova versão da vacina anticovid, com o objetivo de combater a variante Ômicron especificamente. O anúncio foi feito pelo diretor-executo da empresa, Albert Bourla.

Ainda não há confirmação de que o imunizante utilizado atualmente não seja eficaz contra a nova variante, mas já é uma preocupação da empresa. Em entrevista à rede norte-americana CNBC, o diretor da Pfizer admitiu que ainda há muito que não se sabe sobre a Ômicron, mas o alerta da Organização Mundial da Saúde chama atenção.

Agora, a Pfizer vai fazer testes para verificar qual a eficácia da vacina já desenvolvida contra a covid-19 contra a Ômicron. Mas, segundo Albert Bourla, se "proteger menos e acharmos que há uma necessidade de criar uma nova vacina, já começamos a trabalhar desde sexta-feira. Fizemos nosso primeiro modelo de DNA, que é a primeira etapa do desenvolvimento de uma nova vacina".

A expectativa da Pfizer é ter uma vacina contra a nova variante em cerca de 95 dias. A farmacêutica já tem duas novas versões do imunizante, desenvolvidas para as variantes delta e beta, mas que não precisaram ser usadas. Ao mesmo tempo, Bourla afirmou que confia que o imunizante usado atualmente possa ser eficiente contra a nova variante.

Além da Pfizer, a Moderna também anunciou que começou o desenvolvimento de uma nova versão do imunizante contra a Ômicron.


Claudério Augusto via site Yahoo