terça-feira, 8 de novembro de 2022

Navio gigante ‘encalha’ no rio Itajaí-Açu em escala no porto de Navegantes

Embarcação cor de rosa foi flagrada “encalhada” – Foto: Reprodução/Internet - Reprodução via site ND Mais




O navio One Amazon, com 330 metros de comprimento, já chama a atenção por onde passa pel seu tamanho e por conta da cor rosa magenta.

Nesta segunda-feira (7), olhares curiosos surgiram após o navio ser visto supostamente encalhado no canal de acesso ao complexo portuário de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento, que é narrado por um homem na margem do rio Itajaí-Açu. “Olha aí onde é que tá o navio, tá encalhado”, comenta o homem.

No momento da gravação, rebocadores já estavam atuando no local. O porto de Itajaí esclareceu que o ocorrido se deu por volta das 8h30 desta segunda-feira.

O fato aconteceu enquanto o navio fazia a manobra de giro na bacia de evolução do complexo portuário de Itajaí.

O navio teve uma leve proximidade com um banco de areia, por conta da maré baixa. Assim que a situação foi identificada, os rebocadores puxaram a embarcação até o terminal da Portonave, em Navegantes.

A assessoria da Portonave esclareceu que após ter atracado em Navegantes no dia 22 de outubro, o navio fez rota Sul e retornou ao porto, onde está atracado no momento.

O navio One Amazon chama a atenção pela cor e pelo tamanho. São 330 m de comprimento, 62 m de altura, 48 m de largura, e capacidade 11 mil TEUs.

Ele atracou no Porto de Navegantes pela primeira vez no dia 22 de outubro, movimentando 944 contêineres entre embarques e desembarques.

A embarcação é da linha SX1, que faz rota pela Ásia, em países como Coréia do Sul, China, Hong Kong e Malásia.

O Ocean Express (ONE) é o sexto maior armador do mundo em contêineres, segundo dados de uma consultoria internacional focada na navegação mundial.

Outro fato que chama a atenção é que os navios do ONE são pintados na cor magenta, um diferencial de destaque para quem vê esse gigante dos mares.


Claudério Augusto via site ND Mais