quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Relatório de militares é entregue sem apontar fraude no sistema eleitoral

O Ministério da Defesa entregou nesta quarta-feira, dia 9, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relatório produzido sobre o sistema eleitoral brasileiro. O documento aponta que não investigou fraude nas eleições de 2022, mas indica que o sistema não está isento de eventual "código malicioso".

O relatório aponta que não foram constatadas irregularidades no processo eleitoral e que os boletins de urna impressos estão em conformidade com os dados disponibilizados pelo TSE.

O documento pede que o TSE analise dois pontos: "Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento".

O Ministério da Defesa pede que o TSE trabalhe nesses aprimoramentos no futuro. “Solicito à Corte Eleitoral atender ao sugerido pelos técnicos militares no sentido de: - realizar uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos; e - promover a análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas".

O TSE emitiu uma nota logo após receber o relatório. Leia na íntegra:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas.

O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos.



Claudério Augusto via site Oeste Mais