terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Governo de Santa Catarina quer criar Centro de Inteligência do Agronegócio no Oeste


O Governo de Estado de Santa Catarina está trabalhando num projeto para mudar o foco do Centro de Pesquisas da Agricultura Familiar da Epagri em Chapecó e criar um Centro de Inteligência do Agronegócio. 
A secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina está em tratativas com a presidência da Epagri, Embrapa e o Ministério da Agricultura e prefeitura de Chapecó. 
O secretário-adjunto da Agricultura do Estado, Airton Spies, afirmou que a intenção é transformar o local num centro de pesquisa sobre bovinocultura de leite, tanto no desenvolvimento de pastagens, genética, equipamentos e agregação de valor nos produtos. 
Spies disse que é necessário avançar nessa área para se ter sintonia com o crescimento da atividade no estado e, principalmente, na região Oeste.

Publicidade
Permuta de área

Uma das questões envolve a área de 85 hectares situada no bairro Jardins, que pertence à Embrapa mas está cedida para a Epagri há mais de 40 anos. A prefeitura quer parte da área para abrir ruas e criar um parque ambiental. 
Há uma resistência dos pesquisadores, alegando que na área tem 25 pesquisas e uma estação meteorológica. Mas a intenção é permutar parte da área por uma fazenda, onde seria possível realizar as pesquisas de campo. Atualmente há registro de roubos de experimentos e milho e frutas.
Centro de Inteligência
A intenção da secretaria da Agricultura do Estado é manter a atual área onde existem os laboratórios e transformar o local num Centro de Inteligência do Agronegócio, levando para o mesmo espaço a Cidasc e construir um prédio para o Ministério da Agricultura.
Segundo o secretário-adjunto da Agricultura no Estado, Airton Spies, a decisão sobre o futuro da Epagri em Chapecó deve sair até o final de 2017. 
Diário Catarinense