quinta-feira, 21 de maio de 2020

Arsenal é apreendido em oficina ilegal de armas descoberta pela PM

Um arsenal foi apreendido na tarde desta quarta-feira, dia 20, após a Polícia Militar deflagrar uma oficina ilegal de fabricação de armas no município de Xaxim. Várias armas que estavam em manutenção e outras em aparente funcionamento foram encontradas no local. Um homem de 32 anos, de naturalidade paraguaia, foi preso e confessou que fazia a produção e manutenção das armas.
 
Ainda durante a manhã, a PM obteve informações de que um homem com mandado de prisão ativo possivelmente estaria com armas de fogo no município. No início da tarde, a guarnição solicitou apoio de outras equipes para ir ao local. A PM não encontrou o suspeito, mas levantou informações de que ele morava no Bairro Primavera e estaria efetuando a manutenção e guardando armas para uma facção criminosa.
 
As equipes visualizaram dois suspeitos na porta de um barracão de madeira, mas os homens fugiram ao ver a polícia e não foram encontrados. No barracão a PM localizou oito armas de fogo longas, duas armas curtas (uma de calibre 22 e outra de calibre 38), além de três armas longas de pressão e duas curtas de pressão.

Também foram apreendidas 20 munições de calibre 22, 14 de calibre 38, 35 de calibre 357 e uma munição de calibre 20, além de quatro munições de calibre 12, materiais para recarga (pólvora e espoletas), várias peças para conserto e manutenção de armamento e diversos cartuchos de calibre 36 – as armas de pressão foram apreendidas porque é comum estarem adaptadas para atirar com calibre 22.

Enquanto estavam no barracão, as guarnições conseguiram descobrir a localização da residência do proprietário do local e foram até o imóvel. Na casa foi abordado um paraguaio, que assumiu a propriedade dos objetos e ainda confessou possuir um rifle de calibre 38/357, com silenciador, e um revólver de calibre 32, com duas munições intactas. Questionado, ele disse que aprendeu a consertar e fabricar armas enquanto morou no Paraguai.


O homem foi preso pela PM e encaminhado à delegacia de Xaxim juntamente com os materiais apreendidos. Segundo a Polícia Militar, não foi constatado, no momento da abordagem, mandado de prisão em nome do autor.


Claudério Augusto via site Oeste Mais