sexta-feira, 22 de maio de 2020

Homem é denunciado por questionar causa de morta apontada como Covid-19

Em São Ludgero, o Ministério Público de Santa Catarina ofereceu uma denúncia contra um homem que teria criado e divulgado informações falsas relacionadas à covid-19, além de caluniar o Prefeito e a Secretária de Saúde do município.

Conforme a denúncia, o homem teria divulgado, no início de abril, um áudio por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp em que afirmava falsamente que o primeiro óbito decorrente de covid-19 no município teria ocorrido, na realidade, por doença cardíaca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O indivíduo, posteriormente identificado pela autoridade policial, informava que conhecia o paciente e que as demais mortes que estavam sendo contabilizadas como decorrentes da pandemia também tinham outras causas. Ao divulgar tais informações falsas, o denunciado provocou pânico e tumulto na população, que passou a questionar os dados referentes à doença e as medidas sanitárias adotadas pelas autoridades competentes. A situação ainda provocou grande abalo emocional nos familiares do jovem que havia acabado de perder a vida.⠀

No áudio divulgado, o homem também difamou o Prefeito e a Secretária de Saúde, imputando a eles a responsabilidade pela "declaração falsa" da causa da morte da vítima de covid-19. O fato colocou em dúvida a atuação dos agentes públicos, que precisaram emitir nota pública desmentindo o boato.

A denúncia do MPSC, apresentada nesta terça-feira (19/5), ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário. Após o recebimento, o denunciado passa a ser considerado réu em ação penal.



Claudério Augusto via site Portal Aconteceu