quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Terceiro dia de buscas na BR-376, estimativa é que pelo menos 30 pessoas estejam desaparecidas

Foto: Adryel Pabst/Prefeitura de Garuva - Reprodução via site ClicRDC


As buscas pelas vítimas do deslizamento de terra na BR-376 em Guaratuba, no litoral do Paraná, que aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira (28), entraram no terceiro dia nesta quinta-feira (01). Os trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram retomados por volta das 6h30, de acordo com as corporações.

Segundo informações do G1, a estimativa é que pelo menos 30 pessoas estejam desaparecidas. Na quarta (30), um drone com câmera termal foi utilizado no local, mas não identificou calor de possíveis sobreviventes.

Ao menos 10 carros de passeio e seis carretas foram arrastadas pela lama do deslizamento, conforme o governo estadual. Desde segunda-feira (28), quando aconteceu o desastre, dois corpos foram encontrados e seis pessoas foram resgatadas com vida.

Participam das buscas 54 bombeiros militares do Paraná e, também, engenheiros e geólogos. A área de atuação é analisada para garantir a segurança dos trabalhos no local. Veja abaixo dificuldades das equipes.

A rodovia permanece interditada, sem previsão de liberação.

Ainda na quarta-feira, as autoridades afirmaram que seis veículos foram retirados do local. Foram três carros de passeio e três carretas. Todos foram levados para o estacionamento do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na serra, onde se concentram as equipes de resgate.

Dificuldades nas buscas

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho no local é difícil diante das condições climáticas e do risco de novos deslizamentos. A grande quantidade de terra em cima da pista também preocupa as autoridades.

Segundo a Defesa Civil, a parte da pista atingida pelo deslizamento pode desabar.


Claudério Augusto via site ClicRDC