terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Ex-comandante da PM do DF é preso

Atos golpistas: Ex-comandante da PM do DF é preso. Foto: Divulgação/PM-DF



O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime foi preso pela Polícia Federal (PF), por suspeita de omissão durante os atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na manhã desta terça-feira,7, no âmbito da nova fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar os responsáveis pelas invasões às sedes dos Três Poderes. 

Jorge Naime havia sido exonerado pelo ex-interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, em 10 de janeiro. Além do ex-comandante, mais 4 mandados de prisão preventiva e temporária foram cumpridos pela PF. Todos os alvos são policiais militares, entre os quais estão, um major, um capitão e um tenente.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após as prisões, eles foram encaminhados para o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), conhecido como “Papudinha”.

Veja quem são os presos:

Coronel Jorge Eduardo Naime — ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Capitão Josiel Pereira César — ajudante de ordens do comando-geral da PMDF

Major Flávio Silvestre de Alencar — investigado por liberar o acesso dos extremistas ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Tenente Rafael Pereira Martins

Alvos da Operação Lesa Pátria

Em 20 de janeiro, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação Lesa Pátria após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, a operação busca identificar os suspeitos de participarem, financiarem ou fomentarem os atos golpistas do dia 8, em Brasília.

Na ocasião, milhares de apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram o bloqueio de segurança montado na Esplanada dos Ministérios e invadiram a sede dos Três Poderes.

Já foram alvos da operação militares, empresários, servidores, além de pessoas próximas ao ex-presidente Bolsonaro. Um dos alvos da terceira fase da Lesa Pátria foi o sobrinho de Bolsonaro, conhecido como Léo Índio. À época, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados à ele.


Claudério Augusto via site Terra