quinta-feira, 11 de abril de 2024

Fiscalização flagra despejo incorreto de resíduos em empresa de Chapecó

Despejo incorreto de efluentes ocorria em área fora da planta industrial. Foto: PMA - Reprodução via site Oeste Mais


Uma empresa do ramo da indústria de concretos e argamassas de Chapecó, no Oeste catarinense, que realizava o despejo incorreto de resíduos no ambiente, foi responsabilizada pelo crime ambiental após fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA), na terça-feira, dia 9.

No local, os policiais verificaram que a empresa fazia lançamento de efluente líquido e sólido resultante do processo produtivo, diretamente no solo fora dos limites da planta industrial.

Durante a fiscalização, as equipes também constataram que a atividade potencialmente poluidora estava sendo operada em desacordo com a previsão da Licença Ambiental de Operação concedida, pois lançava os resíduos diretamente para fora dos tanques de decantação, sem passar pelo processo adequado.

Segundo a PMA, logo abaixo do ponto inicial de lançamento, já em meio uma mata nativa, era visível a formação de espuma em uma vala por onde os efluentes escorriam.

Ainda, no pátio da empresa, os policiais encontraram várias outras irregularidades, como tanque de combustível e de armazenamento de corantes usados na produção da matéria prima da empresa com vazamento em bacia de contenção e problemas na impermeabilização e rachaduras no piso. Além disso, o sistema separador de água e óleo estava sem manutenção, e o armazenamento de resíduos classe II A e II B diretamente no solo não tinha qualquer cobertura.

Deste modo, o proprietário da empresa foi responsabilizado criminal e administrativamente, bem como foi suspensa a atividade que era operada fora dos limites legais concedidos.


Claudério Augusto com informações via site Oeste Mais
Link da notícia no site Oeste Mais: CLIQUE