quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Polícia Civil e Cidasc prendem homem em flagrante no Oeste de SC

Foto: Reprodução via site ClicRDC

Um homem de 60 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, divergência de informações entre o cadastro estadual e o rebanho de gado e a utilização de brincos de forma indevida nos bovinos. A força-tarefa foi realizada  pelo Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (CAOAGRO) e CIDASC,  nesta quarta-feira (9) em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina. 

A operação de fiscalização administrativa de irregularidades de identificação de bovinos, visando conferir a compatibilidade do rebanho físico com o cadastro estadual.

No momento que os técnicos da CIDASC e Policiais Civis chegaram na propriedade foram recebidos pelo senhor de 66 anos, portando uma arma de fogo na cinta, instante em que fora solicitado a existência de registro. Diante da constatação da inexistência de registro para possuir arma de fogo, foi dado voz de prisão. Durante a prisão em flagrante, localizou-se mais uma arma de fogo, também sem o devido registro.

Em continuidade, durante a fiscalização administrativa, a CIDASC constatou a divergência de informações entre o cadastro estadual e o rebanho físico, uma vez que se identificou 171 cabeças de gado no cadastro e somente 42 cabeças de gado no local. Na posse dessas informações foi lavrado pela CIDASC um auto de interdição da propriedade rural, bem como será instaurado processo administrativo para apuração das inconsistências, sobretudo, a utilização de brincos de forma indevida. A fiscalização foi deflagrada durante Operação Difron Segura.

De acordo com o Delegado Fernando Callfass, o CAOAGRO da Polícia Civil possui atribuições para trabalhar em conjunto com as forças sanitárias, objetivando preservar a agropecuária e a segurança de alimentos, abrangidas a saúde animal, a sanidade vegetal, a segurança, padronização e classificação de produtos e insumos agropecuários.

A união de esforços entre a Polícia Civil e a CIDASC tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado na proteção da sanidade animal, bem como evitar a ocorrência de crimes contra a fé pública, com sérias consequências para os consumidores.



Claudério Augusto via site ClicRDC