quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Disparos de pistola 9mm: Prefeito é assassinado em seu gabinete no RS

Foto: Reprodução via site ClicRDC

 

O prefeito de Lajeado do Bugre, no Norte do Rio Grande Do Sul, Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, conhecido como Betinho, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (24). Conforme informações iniciais da Brigada Militar, ele foi atingido por disparos de pistola 9 milímetros dentro de seu gabinete na sede do Executivo da cidade, no norte do Estado. O político não resistiu e morreu no local. A ação aconteceu por volta das 11h20min.

Um motorista de uma ambulância do município, que estava no gabinete no momento do ataque, também foi baleado. Ele foi socorrido e levado a um hospital de Palmeira das Missões, onde passa por cirurgia. A gravidade do ferimento não foi divulgada pelas autoridades. O vice-prefeito também estava no local, mas não ficou ferido, segundo a polícia.

De acordo com o relato de testemunhas à polícia, um homem chegou em um veículo e entrou na prefeitura. Na portaria, ele teria pedido informação sobre onde ficava o gabinete do prefeito e se ele estava ali. Depois, dirigiu-se ao local e disparou diversas vezes contra Santos. Segundo a polícia, ele estava encapuzado.

Equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar atendem a ocorrência nesta tarde. A área foi isolada e é aguardada a chegada de profissionais do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS).

Policiais civis conversam com testemunhas para reunir informações sobre o ataque. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime.

Entidades lamentam morte

Em nota, a diretoria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), “em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Estado”, manifestou “profundo pesar” pelo falecimento do prefeito, “brutalmente assassinado”.

“A Famurs condena qualquer tipo de violência e se solidariza com os familiares e amigos do prefeito Roberto”, finaliza a note.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também manifestou solidariedade após a morte. Em mensagem ao município e familiares, o prefeito da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que externou o pesar e sentimento da equipe diante da “perda brutal” do líder.

“Recebo com muita tristeza essa notícia. Espero que, na fé, encontrem consolo e resignação neste momento de tristeza e pesar”, disse em nota.


Claudério Augusto via site ClicRDC, com informações GZH