sexta-feira, 25 de maio de 2018

Apesar de acordo, caminhoneiros protestam nas estradas de Santa Catarina

Os protestos dos caminhoneiros nas rodovias de Santa Catarina chegou ao 5º dia nesta sexta-feira (25). Eles protestam contra os aumentos do diesel. Neste início de manhã, são pelo menos 105 pontos de manifestações, apesar do acordo anunciado na noite de quinta (24) para suspender paralisação por 15 dias. A greve também continua em outros estados.
Foram alterados os horários da circulação de ônibus de transporte público coletivo de cidades da Grande Florianópolis, de Criciúma e Itajaí. Trânsito, supermercados, hospitais, abastecimento de água e de alimentos, indústrias e a rede de ensino de algumas cidades estão sendo afetados. 


Veja os principais reflexos da paralisação no estado
 

Combustível

 

No estado, 80% dos postos estão sem combustíveis, informou a NSC TV. No Oeste catarinense, por exemplo, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste registram total falta de abastecimento. Em Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Blumenau a desabastecimento é parcial.
 
 

Alimentos

 

A Diretoria das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa-SC), em Florianópolis, tem desabastecimento de cerca de 80%. A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) informou que já há falta de vários produtos nos supermercados. O Procon de Santa Catarina autorizou os estabelecimentos a limitarem a quantidade do mesmo produto que pode ser comprada por cliente.
 
 

Transporte público

 

Em Florianópolis, o transporte coletivo convencional funciona nesta sexta com o quadro de horários de sábado e horário de dias úteis para o transporte executivo. No sábado, o transporte coletivo será com horário de domingo. Blumenau e Criciúma também estão com horários alterados.

Aeroportos

 

O Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, deve funcionar normalmente nesta sexta (25), informou a empresa que administra o terminal. Porém, com o desabastecimento dos combustíveis, a situação pode se agravar a partir de sábado (26).Até quinta-feira, as operações estão normalizadas nos aeroportos de Jaguaruna, Chapecó, Joinville, Lages e Navegantes. 



Saúde

 

As cirurgias eletivas (que foram agendadas) serão suspensas a partir desta sexta (25) na rede estadual. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde. O estado tem 13 hospitais próprios. Os procedimentos cirúrgicos serão reagendados. 

Educação

 

Universidades e escolas estão com aulas interrompidas. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) suspendeu todas atividades até segunda (28). No Sul do estado, rede municipal e estadual está sem aulas, impactando mais de 24 mil alunos 

Coleta de lixo e serviços públicos

 

Em Florianópolis, a coleta seletiva foi suspensa e a comum está garantida até esta sexta. Blumenau e São Joaquim também tiveram serviços afetados. Boa parte das prefeituras do estado interrompeu obras que utilizam máquinas pesadas para garantir gasolina. 

Indústria

 

Aurora de Chapecó e BRF de Concórdia e Itapiranga suspenderam o abate. Ao menos 20 mil propriedades rurais e 20 indústrias de Santa Catarina foram impactadas pela greve dos caminhoneiros.
 
 

Rodovias com protesto

 

Estradas federais

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há 50 pontos com protestos nas estradas federais. A última atualização foi feita pela PRF à 3h39min.





G1  SC