terça-feira, 8 de novembro de 2022

'Patriota do caminhão' revela motivo de se pendurar em veículo durante bloqueio de rodovia

'Patriota do caminhão' ficou agarrado em veículo durante manifestações golpistas. Foto: Reprodução/Twitter


O empresário Junior Peixoto, de 41 anos, é o homem que ficou conhecido como “patriota do caminhão” após viralizar na internet sendo flagrado agarrado em um pára-brisa por vários quilômetros. Bolsonarista assumido, o homem diz que ato foi forma de defesa.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Peixoto explicou que o motivo dele ter se pendurado no caminhão não foi para tentar impedir a passagem do veículo, que estaria tentando 'furar' um bloqueio. Mas, sim, para se defender da reação do caminhoneiro.  

Peixoto é morador de Caruara, no agreste pernambucano. A filmagem que virou meme também foi gravada lá, na BR-232, quando aconteciam manifestações golpistas de pessoas que não aceitaram o resultado do segundo turno das eleições, de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quando chegou no bloqueio, o empresário conta que manifestantes estavam conversando sobre a desobstrução de uma das faixas da rodovia. Foi em meio a isso que tudo aconteceu. "Quando começaram a liberar eu escutei quando o motorista colocou a marcha no caminhão. Virei para ele e acenei. Eu estava a uma distância de 2 metros do caminhão e gesticulei pedindo um pouco de paciência. Não sei se ele interpretou isso errado, pensou que iria fechar a BR novamente, e aí ele acelerou", explicou.

Sendo assim, sua reação foi segurar no pára-brisas. "Graças a Deus que eu tive essa reação, porque hoje eu poderia estar morto. Ele acelerou a máquina para o meu lado e veio com tudo."

Já em vídeo que circula nas redes sociais, o motorista do caminhão diz que “o cara subiu aí e disse que não ia descer”. Segundo o 'patriota do caminhão', ele percorreu cerca de 6 quilômetros, ficando agarrado no veículo por cerca de oito minutos. Em alguns momentos, ele acredita que o veículo tenha ultrapassado 100 km/h.

"Quando o caminhão começou a desenvolver velocidade, eu estava certo que iria morrer. Estava convicto que aquele era o meu último dia de vida", relembrou.

Após descer do veículo, não houve diálogo entre Peixoto e o motorista. Além disso, sua família soube do ocorrido apenas no dia seguinte, quando o vídeo começou a circular pela internet: "Eu iria falar [com a família], mas gradativamente. Não iria dizer tudo de uma vez. Mas a internet não perdoa."

Repercussão

O apoiador de Jair Bolsonaro (PL) excluiu sua conta no Facebook e fechou o Instagram após a repercussão do caso. 

De acordo com o site Carta Capital, Peixoto afirmou que se sentiu “muito exposto” nos últimos dias. O motorista do caminhão ainda avisou que iria parar em um lugar da rodovia para que o bolsonarista descesse. “Não quero confusão, velho, tô trabalhando. Saí da minha casa, tenho três filhos”, disse o caminhoneiro.  


Claudério Augusto via site Terra