quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Números mostram queda de rendimento do Grêmio após a Copa do Mundo

Defesa e ataque titular apresentam resultados inferiores nos confrontos realizados no segundo semestre
Cortez falhou no gol contra o Flamengo, mas teve a compreensão do técnico Renato Portaluppi | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Cortez falhou no gol contra o Flamengo, mas teve a compreensão do técnico Renato Portaluppi 

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP



O time titular do Grêmio não vem repetindo os números que apresentava antes da paralisação das competições sul-americanas para a Copa do Mundo. Defensivamente, sofreu seis gols em seis partidas desde a metade de julho. Um a mais do que o sofrido pelo Tricolor em competições nacionais e sul-americanas nos primeiros meses do ano, mas em 17 participações. Não fazem parte do levantamento feito pelo Correio do Povo os jogos com time misto, com até quatro reservas entre os titulares, e com a equipe suplente.
Ofensivamente, os comandados de Renato Portaluppi também não repetiram o desempenho da primeira parte do ano. O Tricolor marcou 22 vezes em 17 compromissos, com uma média de 1,29% gols por jogo, no primeiro semestre. Desde a volta do Mundial, foram marcados seis gols em seis partidas. Dois contra o Atlético-MG, dois contra o São Paulo, um contra o Flamengo e um contra o Estudiantes, pela Libertadores.
As mudanças de peças no elenco, com a alteração nas características e na mecânica de jogo, o calendário com partidas seguidas e o afunilamento das competições são alguns dos fatores apontados por parte da torcida e pela imprensa como possíveis causas da queda de rendimento. Apesar da desclassificação na Copa do Brasil e da derrota na primeira partida contra o Estudiantes, pelas oitavas da Libertadores, Renato Portaluppi mantém a calma e segue demonstrando confiança nos seus jogadores.
“Estou muito satisfeito com o grupo. Muito satisfeito em todos os sentidos. O Grêmio não vai ganhar todas. Não vamos fazer três ou quatro gols todos os jogos. Em menos de dois anos, ganhou quatro títulos. Temos que parar com essa mania de apontar defeitos quando não conseguimos um objetivo. Não existe time perfeito. Estou muito satisfeito com o meu grupo. Estamos tristes, mas de cabeça erguida, pois meu time jogou muito, faltou o último passe”, afirmou o treinador.
Desde o retorno as competições, após a Copa, além da queda de índices de rendimento, o Grêmio passou a sofrer gols cedo. Dos seis tentos sofridos, quatro ocorreram antes dos 10 minutos de jogo. Contra o Vasco, André Rios marcou aos dois minutos. Quatro dias depois, Diego Souza abriu o placar para o São Paulo aos três da etapa inicial.
Pela Libertadores, na Argentina, o Estudiantes marcou aos oito com Apaolaza. E nessa quarta, no Maracanã, Everton Ribeiro aproveitou uma falha defensiva de Cortez e fez o aos cinco. 
“Cansar o adversário era a nossa estratégia, já que o Flamengo vinha atuando com os titulares em várias competições. Infelizmente, falhamos no início do jogo e o Flamengo fez o gol. O que dá moral para o adversário. A partir daí, o Flamengo passou a se defender apenas. Criamos poucas chances, mas não fomos efetivos para empatar. A equipe do Grêmio é a que mais joga bonito no Brasil, mas futebol é resultado e nem sempre vamos conseguir. Em dois anos, conquistamos quatro títulos. Se alguém quiser ver futebol bonito, é só assistir a equipe do Grêmio”, declarou o técnico.
O Grêmio não divulgou a programação de treinamentos no Rio de Janeiro, onde permanece para se preparar para o jogo contra o Corinthians. O compromisso pelo Brasileirão será no sábado, às 19h, na Arena Itaquera.
•• Jogos dos titulares do Grêmio antes da Copa do Mundo
• Recopa
14/02 – Recopa - Independiente 1x1 Grêmio
21/02 – Recopa – Grêmio 0x0 Independiente
• Copa do Brasil
25/04 – Copa do Brasil – Goiás 0x2 Grêmio
• Libertadores
27/02 – Libertadores – Defensor Sporting 1x1 Grêmio
04/04 – Libertadores – Grêmio 4x0 Monagas
17/04 – Libertadores – Cerro Porteño 0x0 Grêmio
01/05 – Libertadores – Grêmio 5x0 Cerro Porteño
23/05 – Libertadores – Grêmio 1x0 Defensor Sporting
• Brasileirão
14/04 – Brasileiro – Cruzeiro 0x1 Grêmio
22/04 – Brasileiro – Grêmio 0x0 Atlético-PR
06/05 – Brasileiro – Grêmio 5x1 Santos
12/05 – Brasileiro – Grêmio 0x0 Inter
20/05 – Brasileiro – Paraná 0x0 Grêmio
27/05 – Brasileiro – Ceará 0x1 Grêmio
30/05 – Brasileiro – Fluminense 0x0 Grêmio
06/06 – Brasileiro – Grêmio 0x2 Palmeiras
10/06 – Brasileiro – Grêmio 1x0 América-MG
• Resumo antes da Copa do Mundo
Jogos: 17
Vitórias: 8
Empates: 8
Derrotas: 1
Gols pró: 22
Gols contra: 5
•• Jogos dos titulares após a Copa do Mundo
18/07 – Brasileirão - Grêmio 2x0 Atlético-MG
22/07 – Brasileirão -Vasco 1x0 Grêmio
26/07 – Brasileirão - Grêmio 2x1 São Paulo
01/08 – Copa do Brasil – Grêmio 1x1 Flamengo
07/08 – Libertadores – Estudiantes 2x1 Grêmio
15/08 – Copa do Brasil - Flamengo 1x0 Grêmio
• Resumo após Copa
Jogos: 6
Vitórias: 2
Empates: 1
Derrotas: 3
Gols pró: 6
Gols contra: 6
•• Gols sofridos após a Copa do Mundo
Vasco – Fora - André Rios, aos 2 do primeiro tempo.
São Paulo – Casa - Diego Souza, aos 3 do primeiro tempo.
Flamengo – Casa – Copa do Brasil – sofreu o gol no último minuto de jogo.
Estudiantes – Fora - Libertadores - Apaolaza, aos 8 do primeiro tempo
Flamengo – Fora - Copa do Brasil – Everton Ribeiro, aos 5 minutos do primeiro tempo. 





Correio do Povo